Logo Dasa Empresas

e-book

Redução de sinistros em saúde

Conheça estratégias para mapear riscos, reduzir custos e ter um time mais saudável

Ao informar meus dados, eu declaro que tenho 18 anos completos ou mais e concordo com a política de privacidade.

O plano de saúde é o segundo maior custo das empresas, atrás apenas dos salários dos colaboradores.


Seja no modelo de pré-pagamento ou de pós-pagamento, essa conta sobe a cada ano para companhias de todos os portes. E uma sensação é quase unânime entre os gestores de recursos humanos e de saúde corporativa: parece que as pessoas estão ficando mais doentes.


Esse fator, somado a outras variáveis como o VCMH (Variação dos Custos Médicos e Hospitalares), faz com que os custos com a assistência médica sejam elevados.


Quando falamos em adoecimento da população, estamos falando da geração dos sinistros.

Mas o que é sinistro?

É a ocorrência de um evento que terá seus custos cobertos pela seguradora.


Qualquer consulta, exame, cirurgia, terapia ou procedimento realizado dentro da rede credenciada do plano de saúde ou que será reembolsado ao beneficiário é um sinistro.



Baixe o e-book

Como reduzir os sinistros?

Para trabalhar a redução de sinistros na sua empresa, basicamente, é possível atuar sobre três frentes principais:

1 Diagnóstico da população

2 Gestão do cuidado

3 Políticas de RH

Conheça um pouco mais sobre cada uma:

1 - Diagnóstico da População

Este pilar está diretamente ligado à saúde física e à disposição do indivíduo para sua rotina diária. Saúde física e a saúde mental caminham lado a lado.


Prover saúde física para as pessoas vai muito além de oferecer um bom plano de saúde aos colaboradores. A cada dia, fica mais evidente que a melhor forma de manter a saúde física é a prevenção de doenças.


Por isso, é necessário promover uma cultura de prevenção dentro das empresas.

Baixe o e-book

2- Gestão do Cuidado

Para reduzir o número de sinistros é preciso que as pessoas tenham mais saúde. Existem diversas formas de aliar saúde para os colaboradores e economia para a empresa.


Conheça alguns exemplos:

2.1 - Iniciativas de Gestão de Saúde

Auditoria Médica

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, a cada R$100 gastos em serviços de saúde, em média R$15 correspondem a algum tipo de fraude. Os valores indevidos somam-se também a falhas operacionais.


Sua empresa poderia gastar muito menos com saúde, mas pode não saber onde estão ocorrendo esses problemas e o que fazer para saná-los.



Gestão de high users

Os hiperutilizadores ou high users são os beneficiários que mais utilizam o plano de saúde. Medidas para a prevenção de doenças ajudam a evitar que um paciente se torne um high user.


Em casos já instalados, a integração de dados permite a identificação dos high users. O time médico pode acolher e orientar o paciente, direcionar para profissionais especializados ou até negociar diretamente com os prestadores que estão conduzindo o tratamento.

Baixe o e-book

Gestão de Afastados

A gestão de afastados beneficia o orçamento das empresas, considerando os altos custos diretos e indiretos com absenteísmo, com elevado índice do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e o constante aumento da sinistralidade.


Quando bem executada, pode reduzir ou até eliminar o enquadramento de benefícios previdenciários em benefícios acidentários, com consequente diminuição dos custos. Além disso, possibilita reduzir as horas perdidas de trabalho e garantir a utilização mais controlada do plano de saúde.

Gestão de Senhas de Internação

O monitoramento das senhas permite identificar casos de alta complexidade. Cada caso pode ser analisado para identificação do risco clínico e financeiro, além de intervenção para obter desfechos clínicos e econômicos favoráveis.


A iTech Care possui um painel que disponibiliza diariamente as senhas autorizadas pelas operadoras. Nosso time médico atua diretamente sobre os casos críticos, oferece suporte ao paciente e busca os melhores resultados em custo-efetividade.

Atenção Primária em Saúde - APS

O monitoramento das senhas permite identificar casos de alta complexidade. Cada caso pode ser analisado para identificação do risco clínico e financeiro, além de intervenção para obter desfechos clínicos e econômicos favoráveis.


A iTech Care possui um painel que disponibiliza diariamente as senhas autorizadas pelas operadoras. Nosso time médico atua diretamente sobre os casos críticos, oferece suporte ao paciente e busca os melhores resultados em custo-efetividade.

Programa de Crônicos

Quem possui uma condição crônica precisa ter cuidado com alimentação, prática de exercícios, uso correto de medicamentos de controle e outros hábitos. Além disso, deve conhecer as limitações impostas pela doença e aprender a viver com o máximo de qualidade de vida possível.


Esses fatores podem ser monitorados e incentivados por meio de um programa de crônicos, que auxilia na adesão aos tratamentos e oferece suporte especializado.

Programa de Gestantes

O pré-natal é fundamental para prevenir complicações e minimizar riscos para a mãe e o bebê. As UTIs neonatais, por exemplo, podem resultar em contas milionários e internações de longa permanência, o que pode ser minimizado com os cuidados corretos durante a gravidez.


Programas de Gestantes são ideais para cuidar das futuras mães e dos recém-nascidos, acompanhando e orientando as pacientes para uma gestação segura.

Baixe o e-book

Telemedicina

Os atendimentos remotos custam menos, reduzem as idas ao pronto-socorro e conseguem, muitas vezes, resolver a queixa sem necessidade de procedimentos mais complexos. Geram também indicadores globais para o acompanhamento dos gestores.


Essas são algumas vantagens que fazem com que cada vez mais empresas contratem a telemedicina como benefício de saúde complementar ao plano.

Segunda Opinião Médica

A segunda opinião médica se destina aos pacientes que tenham recebido um diagnóstico ou indicação de tratamento, mas desejam um parecer independente de um especialista.


De acordo com a revista Superinteressante, 30% dos gastos médicos e 20% das cirurgias são desnecessárias. A segunda opinião promove segurança ao paciente na decisão sobre cirurgias e evita a realização de procedimentos desnecessários.

2.2 - Ações de Qualidade de Vida

Alimentação Saudável

Programas nutricionais, campanhas sobre alimentação e oferecimento de frutas durante o expediente podem ser um incentivo para as pessoas que desejam ter mais saúde, mas não sabem por onde começar.


Mesmo em home office, muitos não se alimentam bem. Almoçam depressa ou pedem refeições para entrega sem refletir sobre as escolhas alimentares. Por isso, ações sobre alimentação saudável devem atingir a todos os perfis profissionais.

Atividades Físicas

A prática regular de exercícios previne diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer. No entanto, mais de 40% dos adultos apresentaram prática insuficiente de atividade física.


O benefício academia é uma forma de promover a prática de exercícios entre colaboradores. O valor pode ser compartilhado com os beneficiários, oferecendo enorme diversidade de academias e modalidades que agradam a diferentes perfis de usuários.

Saúde Mental

As doenças mentais tendem a piorar outras condições de saúde e dificultar a gestão de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial e obesidade, que são algumas das grandes responsáveis pelos altos custos da saúde.


O acompanhamento da saúde mental da população pode ser feito a partir da integração de dados, com uma solução específica como o Dashboard de Saúde Mental da Dasa Empresas, que oferece uma visão global do estado emocional dos funcionários.


Vacinas in Company

Prevenir algumas doenças por meio de vacinação é uma forma simples e eficaz de reduzir o absenteísmo e o presenteísmo, além de gerar a percepção de cuidado entre os colaboradores da empresa.


O calendário de vacinas do SUS possui uma ótima cobertura. No entanto, há vacinas que não são contempladas. Além disso, muitos adultos não estão com suas vacinas em dia, o que torna ainda mais importante realizar a imunização in company.

Campanhas de Saúde e de Uso Consciente

Para implantar ações de saúde em sua empresa, é necessário um bom projeto de comunicação para engajar o público na conquista de hábitos mais saudáveis.


Outro aspecto importantíssimo a ser reforçado é o uso consciente do benefício saúde. A educação do público evita práticas ofensoras, como a utilização de pronto-socorro em consultas não emergenciais, a repetição de exames, o empréstimo da carteirinha e a divisão de recibos para reembolso.

Baixe o e-book

3- Políticas de Recursos Humanos

Ícone representando moeda

Coparticipação

A coparticipação é o repasse ao beneficiário de uma parte dos custos dos procedimentos utilizados. Cada vez que o segurado necessitar de atendimento na rede credenciada, arcará com um percentual das despesas.


Essa prática funciona como medida inibidora da utilização desnecessária. Ao se tornarem corresponsáveis pelas despesas, os beneficiários tendem a fazer uso mais consciente do plano e utilizá-lo somente em casos de real necessidade.

Ícone representando carteirinha de saúde

Inclusão no plano após experiência

O período de experiência é, tanto para o colaborador, quanto para o empregador, um momento de adaptação. Durante ou após esse período, as duas partes podem decidir que não desejam continuar com o contrato de trabalho.


Por isso, a empresa pode optar por realizar a inclusão do colaborador e seus dependentes no plano de saúde após o período de experiência (90 dias). Assim, estará no plano somente o funcionário que de fato permanecerá na companhia.

Carreira e Trabalho

Melhorar a saúde dos funcionários e baixar custos são desafios constantes dos gestores de recursos humanos e de saúde.


Para que a estratégia de gestão de saúde seja eficiente é necessário ter visão analítica da saúde dos indivíduos com a identificação de fatores de risco e perfil populacional.


A Dasa Empresas combina tecnologia e inteligência médica para monitorar, prever e intervir nos custos de saúde da sua empresa.


A tecnologia nos permitiu criar soluções que entregam uma visão global da saúde das pessoas. Desenvolvemos painéis com indicadores e análises preditivas de riscos, permitindo uma tomada de decisão mais rápida a partir de premissas trabalhadas previamente.


Com nossa inteligência médica, é possível identificar pontos de atenção para que ações possam ser implementadas precocemente, minimizando o agravamento dos quadros, os custos e os riscos financeiros para a empresa.


Usamos o conceito de #privacybydesign no desenvolvimento de nossas soluções e seguimos processos rígidos de anonimização dos dados e respeito à privacidade dos usuários, em conformidade com a LGPD.


Somos Dasa, uma rede de saúde integrada que desenvolve o que há de mais inovador em tecnologia e saúde e conecta espaços, conhecimentos, especialidades e está sempre em evolução.


Quero reduzir os sinistros na minha empresa

Baixar e-book

Dúvidas? Fale conosco.

Logo Dasa Empresas

® Todos os direitos reservados.